segunda-feira, 28 de novembro de 2011

3ª Corrida e Caminhada Farmácia Bompreço


Esta foi minha 27ª corrida oficial,  na qual conquistei meu primeiro troféu, com a classificação em 3º lugar nos 10 km, na categoria 6569 masculino, com o tempo de 1h1m2s!!!


Apesar de minha paixão pelas corridas, neste 27/11/2011 o futebol estava mais presente, tendo em vista a realização da penúltima rodada do campeonato brasileiro, na qual o BAHIA enfrentava o poderoso SANTOS, campeão da Libertadores. Com o empate de 1x1 e uma combinação de resultados, o tricolor enfim pode respirar e comemorar a permanência na elite do futebol brasileiro.


Nesta corrida havia prometido vestir a camisa do meu time preferido neste Estado, como nas fotos acima,  mas só se o mesmo estivesse completamente livre do rebaixamento.  Como não foi o caso, pois o jogo decisivo só seria à tarde, preferi não arriscar, já que podia "dar azar".


Decidi então usar a camisa do evento, para combinar com a de minha mulher Grace, que me deu a alegria de participar da festa, fazendo a caminhada de 5 km.
Graciene, mais conhecida como Grace, com quem estou casado há 43 anos, graças a Deus é muita ativa. Além de caminhar por uma hora, cinco vezes por semana, ainda faz hidroginástica (duas vezes por semana) e musculação (tres vezes por semana).


Há uns dois anos atrás ela só fazia caminhada. Como eu fazia hidroginástica, consegui convencê-la a me acompanhar. Depois também a levei para a academia. Como ela tem diabetes de origem genética, posso assegurar que todas essas atividades estão sendo de uma importância extraordinária no seu tratamento, de modo que sua saúde melhorou consideravelmente.


Gostaria que ela me acompanhasse nas corridas, mas, por recomendação médica, ela não deve fazer atividade de impacto. 


A preparação para esta corrida foi normal. Durante a semana segui a planilha de treinamento que foi a seguinte: segunda - corrida leve de 6 km; terça - 10 tiros de 200 m, intercalado com trote, quinta - uma hora de rampa longa. No sábado o treino seria educativos na areia, mas não participei. Fui ao local apenas para confraternizar com os amigos. Mesmo assim, ainda dei algumas voltas.


Na sexta-feira logo cedo, fui ao Hiper Bompreço, que fica perto de onde moro,  para pegar o kit. Achei bom que o chip já veio junto. Não entendo a razão pela qual em muitas corridas a entrega só é feita instantes antes da largada, causando alguma apreensão e desconforto com filas!


Posso dizer que gostei da camisa, mas não digo o mesmo com relação ao kit, que não tinha sequer uma sacola  apresentável! Acho inconcebível que num evento desse porte, patrocinado por uma rede de farmácias tão forte, a mesma não conseguir brindes com seus fornecedores para distribuir com os participantes!.


Costumamos dizer que "de graça, aceitamos até injeção na testa"! Assim, se viesse no kit uma simples amostra de protetor solar, um lenço de papel ou o que fosse, já seria interessante. Talvez o fato de ter incluído uma corrida para crianças, sem nenhum custo, sobre a qual falarei mais adiante, tenha sido a razão da "pobreza" do kit.


Chegou o domingo. Saímos de casa por volta de 6h40m. O local do evento foi montado na área norte do aeroclube, próximo à sede de praia do Bahia, por sinal muito bom. Procurei estacionar um pouco distante,  em uma rua do bairro da Boca do Rio, já prevendo encontrar mais facilidade na hora de ir embora.


Na tenda, além do treinador Danielmo, já encontramos Eliana e Aldroado, Palmira, Luiz Brito, Anna Paula e seu filhinho Guilherme, Thiago, Luzia e Celso.  Fizemos então as primeiras fotos:
O grupo foi aumentando. Chegaram os treinadores Dielmo e Priscila, Katinha e Raymundo, Paulo Cunha, Raminho e Guel, Alzenir, Daniela e outros. Apesar de meu empenho, não consegui reunir todos para uma foto mais ampla.
Nesse tempo, recebi a visita do meu amigo Bruno Fraga, que hoje estava sozinho, pois seu pai e incentivador, Edmundo Fraga, não pode participar.
Depois, juntamente com Grace, demos uma circulada pelas tendas e até encontramos alguns corredores conhecidos, mas não sei seus nomes. Retornamos para nossa tenda e já estava na hora de fazer o alongamento.


Fomos direto para a largada. Eu e Luiz Brito combinamos fazer a prova juntos. No caso ele me dando apoio,  pois corre mais rápido. Luzia (última foto acima), que é muito mais veloz,  chegou a pensar na hipótese de ir com a gente, mas logo desistiu  e preferiu ir no seu ritmo, já que tinha possibilidade de fazer pódio nos 10 km, como de fato fez. Foi a 2ª colocada em sua faixa etária e levou o troféu da categoria, com o tempo de 49:48:44. Parabéns LUZIA! Você "arrasou"!!!


Eu não queria admitir, mas no íntimo sabia que gostaria muito de melhorar meu tempo nos 10 km, que foi 1h01m na prova de Braskem EcoRun. Saimos num ritmo para mim forte, de modo que fizemos o primeiro km em 5m40s. O segundo km foi quase no mesmo ritmo. Senti que estava exagerando e, como ainda passamos no primeiro ponto de hidratação, com a perda de alguns segundos, no 3ª km o tempo era de 18m24.


O clima estava  muito agradável, nublado e com ameaça de chuva. Seria então a hora de conseguir melhorar meu tempo? No 4ª km vi que seria difícil, já que não melhorei nada e cravei 24m30s. O 5ª km começou a parecer distante e deduzi: se não chegar com menos de 30m, adeus! foi o que aconteceu. Chegamos com 31m.


Estava na metade da corrida e eu já estava começando a sentir cansaço. Tomei uns goles de Gatorade e ofereci a Luiz, mas ele nem aceitou.  No 6º km nosso tempo era 36m30s. Estava bom, mas se eu queria um sub-60 era preciso acelerar. Notei que fui sendo ultrapassado, inclusive  por duas mulheres. Mal sinal, pois geralmente sou eu quem faz as ultrapassagens a esta altura das corridas.


O 7º km parecia que não chegava nunca! e assim foi no 8º e no 9º km. Lembro que ouvi alguns gritos de incentivo - vamos tio!!! O último km foi dureza. O Maurício ia um pouco à minha frente e até aparecemos na mesma foto, mas logo ele desgarrou.

Partimos  para o último km. Tínhamos  que passar pelo local da largada e fazer o retorno logo à frente. Não foi fácil, para mim. Luiz estava bem.



Entrei no funil um pouco à frente de Luiz, que me confessou que também estava um pouco cansado. Esbocei um tímido grito de BÔÔRA  BAHÊEÊA, mas nem vi direito quem respondeu. Cruzei o tapete com exatos 1h01m em meu cronômetro, tempo que foi confirmado pela Corpore.


3 ª Corrida Farmácia Bompreço Salvador - 27/11/2011
José Amancio Neto
Número: 21301
Equipe: Sport Run Clube de Corrida
Faixa etária: M6569
Sexo: Masculino


Tempo Oficial: 01:01:06.44
Classificação Geral: 238/361
Classificação Faixa: 3/6
Classificação Sexo: 196/267
Ritmo: 06:06 min/km
Tempo Líquido: 01:01:02.14
Classificação Geral: 243/361
Classificação Faixa: 3/6
Classificação Sexo: 200/267
Ritmo: 06:06 min/km

Considerando que não consegui obter o resultado oficial no site da Braskem EcoRun, da corrida realizada no dia 06/11/20011, na qual também fiz o tempo  de 1h01m,  passo a considerar este meu melhor tempo nos 10 km, inclusive conquistando o 3º lugar em minha faixa e fazendo jus ao primeiro troféu. Aleluia!!!!

É claro que fiquei muito satisfeito, mas esta foi uma corrida na qual tive que me esforçar acima do normal. A justificativa que encontro é que não fiz um bom aquecimento e larguei muito forte. Nas duas últimas corridas (Track & Field e Braskem), andei em torno de 2,5 km de minha casa até os locais dos eventos. Com isso fiquei muito bem aquecido e quando dei largada estava me sentindo muito bem. Por outro lado, todo corredor está "careca de saber" que largar forte é errado, mas não há um só, que já não tenha feito esta bobagem! Espero ter aprendido.....

Reencontrei minha mulher, que disse que também cansou um pouco, mas concluiu os 5 km tranquilamente. Pegamos nossas medalhas e fomos para a tenda comemorar. Uma maravilha!
 Também tirei uma foto com meu amigo Luiz Brito, para registrar nossa parceria nessa corrida.

Em virtude da corrida para as crianças a turma já havia se dispersado um pouco. Mesmo assim ainda fizemos alguns registros fotográficos, como os abaixo:










Meu amigo Maurício (Mau Mau) veio nos visitar e registrei com esta foto.
A inclusão de uma corrida para crianças nesse evento foi um grande sucesso. Os pais deliravam com o desempenho de seus pimpolhos, inclusive nossos colegas Lula, Anna Paula e outros. Alguns registros: 




Já estava indo embora quando encontrei o parceiro de treinos matinais,  René. Ele tem um sério problema de saúde mas não desiste. Um belo exemplo:

Termino este relato com as fotos abaixo, que retratam meu contentamento com a presença de minha mulher Grace nesta corrida. Até a próxima.......

Para ver mais fotos acesse o link abaixo:

16 comentários:

  1. Parabéns Amancio o blog está cada dia melhor.
    vc esqueceu de colocar que foi premiado por faixa etária.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado treinador! Até hoje pela manhã não tinha me dado conta! Agora já coloquei. Depois colocarei também a foto do troféu!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Amâncio!!! Isso que é disposição!!! Que mais podiuns venham por aí.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Amâncio.
    O primeiro troféu a gente nunca esquece.
    Agora ninguém segura mais o Amâncio.
    abraços.
    Osmir

    ResponderExcluir
  5. Nossa parabéns!!
    Correr é uma paixão mesmo, estou tentando iniciar minhas corridas, pois o pouco que corri algumas vezes durante a caminhada me senti muito bem!!
    É algo muito entusiasmante mesmo!!
    Quem sabe eu tbém viro uma corredora!rsrs
    Bjs e parabéns pela disposição e saúde!

    ResponderExcluir
  6. Olá José encontrei seu blog no mundo corristico de corridas, no blog de amigos blogueiros já estou te seguindo.
    Parabéns pela iniciativa de criar seu blog para relatar suas corridas, e parabéns pelo troféu, parabéns por toda essa energia!!!
    simbora...
    Boas Energias,
    Bons treinos
    www.marlipalugan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei este blog, só conhecia o outro. Agora fala sério, conseguiu trazer a esposa para as atividades é como um premio não? Também trouxe meu marido para as corridas. Vamos nos falando. e bons treinos e boas corridas, que já vi voce manda muito bem. Beijo na esposa.

    ResponderExcluir
  8. Olá José Amancio!
    Parabéns pelo belo troféu. A julgar pela planilha de treino semanal divulgada, muitos outros virão.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Amâncio,
    sua história de vida é muito bacana! obrigado pela visita no meu blog. Acompanharei o seu também.
    Grande abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Valeu Sérgio! Muito obrigado pelo incentivo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Marli, gostei muito do seu blog e de seu relato da maratona de Curitiba. Parabéns! Tb estou lhe seguindo. Olha, no próximo ano provavelmente teremos a 1ª maratona de Salvador. Espero que você venha. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olha eu notei muita determinação em voce muito parecida com a minha , ai descobri que vc é Taurino igual a minha pessoa (03/05/1974)só que embolsou um belo trofeu P-A-R-A-B-E-N-S virei seu fã !!! abraços

    ResponderExcluir
  13. Amacio, muito obrigado pela vista no lets run.
    Pelo que vi no seu blog, a meia para vc eh uma questão de tempo e treino.
    Antes da meias fiz 2 provas de 16k e oficialmente me senti preparado
    Fiz 4 meias até hoje e cada qual teve seu sabor especial.
    Grande abraço e bons treinos
    Sergio

    ResponderExcluir
  14. 0la...primeiro quero dar os parabéns pela superação e mudança de vida..para melhor com toda certeza, e que esse seja o primeiro de varios trofeus em sua vida.Siga em frente Amancio, correr é viver! abraços

    ResponderExcluir
  15. Também começamos assim (5, 8, 10, 16, 21kms), sempre pressa e sem prejudicar a saúde.
    Você e sua mulher transbordam alegria e saúde! Parabéns aos dois pelas conquistas nas pistas e no casamento!

    Não deixe de avisar se vier correr no RJ!

    Forte abraço!
    Sergio - Lets Run - RJ

    ResponderExcluir
  16. Olá MEU AMIGO!!!
    Tá lindo o blog,parabéns pelas corridas.
    bons km.

    ResponderExcluir