segunda-feira, 19 de março de 2012

XXXII CORRIDA DO ITAIGARA - Troféu Raimundo Bispo da Silva

Por ser uma corrida realizada no bairro onde moro, inclusive passando na frente do meu prédio, sempre tive vontade de participar. 

XXXII Corrida do Itaigara abriu o circuito de corridas da Associação dos Veteranos de Atletismo da Bahia – AVAB, contando com o apoio da Federação Bahiana de Atletismo, do Esquadrão Águia da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal do Salvador.

Este ano, a Diretoria da AVAB,  fez uma justa homenagem ao saudoso atleta Raimundinho, criando o Troféu Raimundo Bispo da Silva.

Raimundinho (como era mais conhecido por todos, falecido na ano passado) sempre estava presente nas provas da AVAB, participando com seus pés descalços e distribuindo sua inigualável simpatia para todos. 

O percurso é de cerca de 9.1km, com largada na frente do Parque da Cidade, seguindo em direção pela Av. ACM no sentido da orla, retornando no semáforo antes do Posto dos Namorados, seguindo  no sentido inverso da Av. ACM, passando em frente ao Shopping Itaigara, passando novamente em frente ao Parque da Cidade, seguindo pela Av. ACM no sentido do Shopping Iguatemi, entrando na Av. Paulo VI no Hiper Posto (1ª ladeira), seguindo pela Rua Edite Mendes da Gama e Abreu, retornando à esquerda (Rua das Hortências) e entrando na Rua Guillard Muniz na esquina com a Delicatessen Pão e Mais (2ª ladeira), dobrando à direita no final da Rua Guillard Muniz (descida), passando novamente na Rua das Hortências, entrando no retorno da Praça Ana Lúcia Magalhães (Posto Policial), seguindo à direita pela Rua Manoel Correia Garcia (rampa leve), dobrando à esquerda, seguindo pela Rua Florentino Silva, passando pela Rua General Antônio Sampaio (rampa forte), entrando à direita na Rua  Érico Veríssimo, seguindo pela Rua Sílvio Valente (em frente à SDU, descida), passando novamente pela frente Shopping Itaigara na Av. ACM, entrando na Rua Reitor Macêdo Costa, passando em frente ao Empresarial Itaigara, fazendo o retorno pelo Sartre COC e finalizando o percurso em frente ao Empresarial Itaigara.

Esta foi a minha 30ª corrida e 2ª do ano. Fiz o tempo de 00:56:43 e obtive a 138ª classificação no geral masculino e 6ª na minha categoria (65/69). 

XXXII CORRIDA DO ITAIGARA RESP. :AVAB REALIZ. :18/03/2012 Percurso : 9.1 KM
CLASSIFICACAO GERAL MASCULINA

Class.
Cod.
Nome do Atleta
Categoria
Sexo
Dt.Nascto
Idade
Tempo
Equipe

 137 180 NEVALDO SILVA GUEDES VETERANO  45 M 15/02/1964 48 00:55:59 PRO FITNESS
 138 62 JOSE AMANCIO NETO VETERANO  65 M 28/04/1944 68 00:56:43 SPORT RUN CLUB
 139 20 EUGENIO DOMINGOS DE SOUZA NETO VETERANO 50 M 12/02/1959 53 00:56:59 JAVA

Categoria : 11 VETERANO 65
 1 93 GILNADEJE REIS DO NASCIMENTO M 03/10/1944 68 00:40:32 PODIUM AVAB
2 131 TELES BACELAR M 26/11/1947 65 00:44:27
3 17 CLIMARCIO DE OLIVEIRA M 30/03/1946 66 00:49:18 CEFD PM BA
4 34 VALMIR SANTOS SILVA M 28/06/1947 65 00:55:32 VIVER BEM
5 29 CARLOS JOSE C DE CARVALHO M 02/12/1947 65 00:55:42 VIVER BEM
6 62 JOSE AMANCIO NETO  M 28/04/1944 68 00:56:43 SPORT RUN CLUB


Considerando as dificuldades do trecho, que conta com três ladeiras bem difíceis, sendo que a segunda, na rua Guillard Muniz é mais complicada, pois praticamente vem logo após a primeira, que começa um pouco depois do Hiper Posto, meu desempenho foi satisfatório e ficou dentro de minha expectativa, mesmo porque esta corrida conta com a participação dos corredores veteranos da cidade e eles são "féras", conforme se pode constatar pelos tempos dos cinco primeiros classificados em minha categoria (Veterano 65).

Como o local da largada fica próximo a minha casa, menos de 2 km, resolvi ir andando e também aproveitei para fazer logo meu aquecimento. 

Ao chegar, já encontrei os amigos do Sport Run Club, Antônio Menezes e Antônio Fraga, com os quais tirei a primeira foto.

Em seguida localizei a amiga Ellen Morado, da Academia, que inclusive incentivei a se inscrever, bem como os amigos do Henc Club de Corrida, Bia Torreão, Guilherme Quintela e sua esposa Verônica Garcia, que estão comigo nesta foto.
Também registrei o momento com mais amigos do Henc Club de Corrida,  Bruno Teixeira Simoni, Guilherme Quintela, Otaciano Neto, Verônica Garcia, Bia Torreão e William Satiro.
A esta altura, já estava quase na hora da largada, de modo que aproveitei para fazer um pouco mais de aquecimento. O alongamento foi com a turma do Henc Club de Corrida,  que me acolheu, de modo que fica aqui meu agradecimento.

Chegada a hora da largada, às 7h:30m como previsto, o Prof. Og Robson Presidente da FBA,  pediu um minuto de silêncio em honra ao homenageado, Raimundinho. 

Nesta corrida utilizei pela primeira vez o GPS Garmin e acionei o cronômetro logo após o minuto de silêncio, mas até ser dado o apito oficial, ainda decorreu uns 30 segundos, de modo que esse tempo foi abatido no final. 

Larguei na frente, no meio das "féras" e só via "neguinho" passar por mim "voando". Mantive minha estratégia de sair em ritmo moderado e somente depois do 2º km deixei de ser ultrapassado e comecei a ultrapassar. A esta altura, meu pace girava em torno de 6:15 o km, de forma que aumentei o ritmo e atingi 6:00. 


No 4º km, na altura do Hiper Posto, meu tempo era de 24m30s. Aí veio a ladeira, na qual costumo passar com frequência de carro e mais uma vez constatei como ela é difícil para subir correndo.


Antes de começar a subir, meu amigo do Sport Run Club,  Lula, que acompanhava os corredores de moto, passou por mim, me incentivou e disse que eu estava indo bem. Minha amiga Ellen Morado me ultrapassou e seguiu leve e solta!!!!


É nestas horas que a gente constata como é importante treinar em rampas, como acontece no meu clube. Tinha acabado de passar pelo primeiro posto de hidratação e estava bem, mas mesmo assim não foi fácil. De qualquer forma, consegui subir sem parar para andar e ainda ultrapassei alguns concorrentes. Beleza!


Veio então a descida até a praça onde resido. Pena que não havia ninguém de minha família para tirar uma foto ou mesmo para me incentivar...


Feito o contorno da praça, começou então a subida da rua Guillhard Muniz. Esta começa leve, mas no meio tem uma rampa de uns 200 metros. Novamente deixei alguns concorrentes para trás, mas foi dureza.  


Atingi então os 5 km, com o tempo de 31m30s. Estava bom, mas cheguei à conclusão que não ía baixar meu tempo, para uma média inferior a 6m o km e ainda havia uma ladeirinha de uns 150m na rua Antônio Sampaio, que enfrentei já bem cansado. 


Tomei uns goles de Gatorade, renovei as energias e comecei a descida. Daí em diante não havia mais ladeiras. Ainda bem!!.


Passei em frente ao local da chegada, soltando timidamente uns gritos de "Bôooora Bahêeeea", mas a recepção foi fraca. Parece que a galera era toda torcedora do Vitória!!!Fiz o contorno na rua do colégio Sarte COC, ainda ultrapassei uma corredora e cruzei a linha de chegada "inteiro". Maravilha!!!


Recebi a medalha e o kit e fui encontrar com os amigos para a merecida confraternização e fotos.
Guilherme Quintela e Dart Andrade
João Paulo Zortea, Maria Cristina Cangussu, Dart Andrade e Lucas de Souza Sá.
Rebeca Peleteiro e sua mãe, Genilde Peleteiro, ambas campeãs em suas categorias!
José Barros de Amorim, campeão de sua categoria (Veterano 75).
Ariston Alves da Silva, campeão de sua categoria (Veterano70), Carlos Simões Santana e ...
Maria José Mateus de Jesus (vice-campeã de sua categoria (Veterana 50) e meu amigo Lula, do Sport Run Club. 
Meu amigo Antônio Fraga, do Sport Run Club

Rebeca Peleteiro e sua mãe, Genilde Peleteiro, exemplo de garra...

Ednaldo Neves da Silva e Antônio Crispim da Silva.

Reporter Dart Andrade, campeã de sua categoria (25/30)

Dart Andrade e seu namorado, Lucas de Souza Sá.

Depois de uma razoável espera, enfim chegou a hora da premiação, conduzida pelo Presidente da AVAB, que ficou assim: 

CLASSIFICACAO GERAL MASCULINA

Class.
Cod.
Nome do Atleta
Categoria
Sexo
Dt.Nascto
Idade
Tempo
Equipe
1
58
FLORISVALDO JOAQUIM DA S FILHO
ADULTO 30
M
12/11/1982
30
00:30:40
2
201
ALLAN DE JESUS ANTAS
ADULTO 25
M
27/03/1984
28
00:32:28
CORPO INTEIRO
3
220

EDSON BARBOSA DA SILVA
PRE VETERANO 35
M
11/09/1976
36
00:32:37
HERCULES



CLASSIFICACAO GERAL FEMININA

Class.
Cod.
Nome do Atleta
Categoria
Sexo
Dt.Nascto
Idade
Tempo
Equipe
1
18
CELEIDA SILVA F AZEVEDO
PRE VETERANA 30
F
05/09/1979
33
00:41:55
ATLETIVO CAIXA
2
186
MARISTELA DE C SANTANA
PRE VETERANA 30
F
26/01/1978
34
00:46:55
3
160
ANGELA MARIA SANTOS MOURA
VETERANA 35
F
05/12/1976
36
00:48:35


Durante toda a cerimônia de premiação, foram prestadas diversas homenagens a Raimundinho, através de sua esposa Dionísia Santana Silva.


Até a próxima e Vamos q Vamos....


Para ver mais fotos acesse o link abaixo: 
 
























4 comentários:

  1. Hum, aí não vale. E o seu segredo, de que treinou no percurso a semana toda. kkkk....acho que vou seguir o senhor ano que vem, e treinar aí também.

    Sempre digo isso mas falta tempo de treinar neste percurso , pois foge do meu caminho.

    Obrigada pelas fotos, ficaram lindas. E parabéns pela corrida.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dart,
      De fato já conhecia o percurso, mas como você sabe, "treino é treino, jogo é jogo"!!! e realmente não foi fácil....Acho que não é preciso treinar especificamente no percurso da corrida, mas é importante treinar subindo e descendo ladeiras, pelo menos uma vez por semana, como fazemos em nosso grupo Sport Run Club. Muito obrigado pelo incentivo. Quanto às fotos, o Pinguim que se cuide!!! rs rs rs. Domingo, dia 25/3, tem mais. Circuito das Estações Adidas/outono e vamos q vamos...

      Excluir
  2. Olá, Amâncio.
    Relato limpo e inspirador.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela corrida Amâncio! O povo voa mesmo nas corridas. Mas damos um colorido especial.

    ResponderExcluir