quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CORRIDA SAGRADA 2014

CORRIDA SAGRADA 2014

                        Cruzando o Portal de Chegada
 Subindo a Colina Sagrada, faltando 100 m para a chegada



Esforço final

O CALENDÁRIO de corridas de rua na Bahia começa oficialmente na 2ª quinta-feira após o Dia de Reis, que é comemorado pelos católicos no dia 06 de janeiro, quando é realizada a tradicional festa da Lavagem do Bonfim e a Corrida Sagrada abre as festividades.
Camisa do evento
Preferi usar a de meu club, o Sport Run Club. 
55ª Medalha conquistada em minha 52ª Corrida. 

Medalha suada!

Palco da largada
Saindo da Conceição da Praia, o percurso tem cerca de 6.8 km até a chegada à Colina Sagrada do Senhor do Bonfim, apesar dos caminhantes insistirem em dizer que o mesmo é de 8 km e alardearem que “quem tem fé, vai a pé”, exagerando no grau de dificuldade que a empreitada oferece.

Acesse este vídeo, feito pelo corredor Regis Leal, cujo link segue abaixo e faça o percurso também! (Eu apareço, de costas, no 4.54 minuto de gravação).





Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim, que foi tombada pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Nacional, é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.

Este ano a Lavagem do Bonfim teve uma caminhada católica, que também antecedeu o cortejo das baianas e foi batizada de “Lavagem de Corpo e Alma”, cujo objetivo foi resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada até a Igreja do Bonfim. 

Até o ano de 2009 participei várias vezes da Festa da Lavagem, fazendo o percurso caminhando, fumando, bebendo litros de cerveja e comendo “churrasco de gato” (feito de carne de procedência duvidosa), quando demorava mais de duas horas para chegar, “morrendo” de cansado. Nunca imaginei que um dia poderia fazê-lo correndo e chegar abaixo de 40 minutos, sem praticamente sentir nenhum cansaço, o que considero um verdadeiro “milagre” do Senhor do Bonfim e participo todos os anos para agradecer a benção que me foi concedida e que para mim já se caracteriza como um “pagamento de promessa”.

Cheguei cedo e aproveitei para confraternizar com alguns amigos que fui encontrando:

Antônio Menezes e outros amigos. 
Campeão absoluto da categoria 65/69, Carlos Alberto dos Santos

Getton de Oliveira, Roberto Batista dos Santos, Lucio Aragão Santos e Valeriano Francisco

Amigo Roque Bilitário (centro), sua esposa Albertina, Alzira Mendes e outros amigos
Galera do Sport Run Club: Claúdia, Dielmo, Ana Gifoni, Fraga, .., Palmira, Eliana, Vânia, Thiago, Ícaro, Matheus, ...Thaiane e Katinha
Terezinha Amorim e amigos do Sport Run Club
João Paulo, ..., ..., Carlinhos e....

Foi nessa prova que estreei no mundo fabuloso das corridas em janeiro de 2010 e não é sem razão que a mesma é muito especial. Este ano foi a minha 5ª vez e teve um sabor ainda mais marcante, já que foi a primeira que fiz, disputando em minha nova categoria (70/74 anos). Exatamente por ser uma estreia, decidi tentar uma “classificação honrosa”, para ficar registrada em meu currículo.

Procurei então fazer fazer um aquecimento adequado, aproveitando a experiencia do amigo Roberto Ribeiro da Encarnação., meu mestre!

Antes da largada ainda encontrei com mais alguns amigos:
Luciano Freitas
Pedro Bueno, Luciano Freitas e Luis
Ademilson José da Silva, Claudia Paim e seu pai,  José Andrade Paim
Nelson Trindade
Kátia Maltez e Roberto da Encarnação
José Ramos (Raminho)
Ney Caires

Já declarei em outras oportunidades que prefiro correr relaxado, me divertindo e sem preocupação em “fazer tempo”, mas também não posso negar que é prazeroso chega entre os primeiros.

Assim, fiz uma corrida praticamente no meu limite, ou seja, num “pace” abaixo 6 minutos o km e o resultado para mim foi satisfatório.
Com o amigo Antônio Fraga, que correu exibindo a marca de sua produtora de vídeo.

Durante o trajeto vi apenas um de meus principais “adversários” direto, Jaime Ribeiro, que me ultrapassou na altura do 2º km. Ainda pensei em tentar acompanha-lo e o fiz por algum tempo, mas concluí que seria muito difícil e preferi manter meu ritmo. Ele chegou apenas 40 segundos em minha frente!  

Classificação categoria 70/74

Class. Cod. Nome do Atleta Nascimento Idade Tempo Equipe 

1      007     JAIME RIBEIRO DE OLIVEIRA 08/06/1941 73 00:38:44 BAHIA 
2      150     JOSE AMANCIO NETO 28/04/1944 70 00:39:24 
3      725     EDVALDO RODRIGUES DOS SANTOS 21/09/1943 71 00:40:20 AVAB 
4      213     RAIMUNDO ARAUJO OLIVEIRA 10/08/1940 74 00:44:23 
5      038     JOSE TRINDADE COSTA LAGE 15/02/1944 70 00:44:46 AMAR BAHIA 
6      067     EDVALDO ELISIO P COUTINHO 27/04/1941 73 00:45:17 JC CORB 


Meu tempo oficial foi de 00:39:24min e fui classificado em 2º/6 lugar em minha categoria, 252º/439 na classificação geral masculina e 288º/660, na geral, meu melhor desempenho em todas as participações, registradas na sequência de fotos abaixo.

                        2010                2011            2012                 2013                 2014

Classificação Geral Masculino

Class. Cod. Nome do Atleta Categoria Sexo Nascimento Idade Tempo Equipe

251 081 ROBERTO PELIZZARO VETERANO 50 M 15/01/1962 52 00:39:21 
252 150 JOSE AMANCIO NETO VETERANO 70 M 28/04/1944 70 00:39:24 
253 580 FABIANO O.PEREIRA VETERANO 35 M 19/05/1979 35 00:39:26 TRIPLAFORMA


439 010 MARIO PASINI VETERANO 75 ACIMA M 04/08/1934 80 01:21:28 (último a chegar).

O tempo extra-oficial cravado no Garmin foi este, um segundo a menos do registrado no pórtico de chegada (foto acima). 
  
Para conseguir esse feito, naturalmente precisei treinar bastante e não relaxei sequer no período das festividades de fim e começo de ano, de modo que só no período de 01 a 14/01/2014, corri mais de 100 km.(registrado no aplicativo Eu Atleta, Globo.com).  Com efeito, fica mais uma vez comprovado que quando a gente treina com determinação e disciplina, os resultados aparecem!

Mais fotos de amigos:


Palmira Farias

Karine Cajaíba e Katia Maltez
Nelson Trindade
Sônia Rodrigues Ramos e Ana Martinez
Dra. Márcia Mércia Carneiro
Maurício Castilho Flores
Amiga Eliana Macedo, a quem fui dar uma força na subida
Ruy Miccuci

Jose Andrade Paim, recebendo uma força de sua filha Claudia Paim e do genro Ademilson José da Silva
Hora de agradecer!
Alzenir Barreto
Colegas do BNB, Gilka e Ailton
Casal amigo, Anderson Rodrigues e Rose Melo
Galera do Sport Run
Galera do Sport Run Club
Amiga Eliana Macedo
Amiga Palmira Farias
Amigo Antônio Fraga, exibindo a marca de sua produtora
Ultramaratonista campeão, Roberto da Encarnação, meu guru (acima e abaixo).
 Podium feminino (Marily dos Santos, Giovana  Santos Pereira e Rebeca Rodrigues Costa).
Podium masculino (José Nilson de Jesus, Helio Cassio Bispo dos Reis e José Everaldo da Silva Mota). 

Até breve....

2 comentários:

  1. Eta, Amâncio. Da próxima vamos te cobrar fazer em 35'. Fez com 40 e teve folêgo para ir buscar um monte de gente ainda... tá sobrando energia.
    Muito obrigado pelo destaque. Você é um dos maiores exemplos de vitória neste nosso esporte. Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  2. Valeu meu mestre Roberto! O destaque é mais do que merecido, pois o grande campeão é você e eu faço parte do seu enorme fã club. Sou apenas um velhinho esforçado e fazer em 35' só se diminuírem o percurso!!! Muito obrigado pelo incentivo. Um forte abraço.

    ResponderExcluir