sexta-feira, 13 de junho de 2014

XXXII CORRIDA RÚSTICA RIACHUELO


56ª Corrida Oficial, 59ª medalha conquistada e 3º lugar em minha categoria, conforme resultado abaixo. Pelo tempo líquido, fui o 2º classificado.


Confirmado pelo Garmin:
Esta foi a segunda vez que fiz um sub-60 nos 10 km. A  primeira foi nessa mesma prova, em 17 de junho de 2012, quando fiz o tempo de 00:59:23. O percurso tem cerca de 10 km e 200 m. Como acionei o cronômetro após 170 m, a marcação ficou assim.

A Corrida Rústica Riachuelo faz parte das comemorações do aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e visa reforçar os laços da amizade da Marinha do Brasil com a sociedade civil soteropolitana. A arbitragem foi da Federação Baiana de Atletismo e a cronometragem através da Chiptiming, que divulgou com tempestividade os resultados - http://www.chiptiming.com.br/resultados/rusticariachuelo2014
A camisa do evento foi de boa qualidade, mas a medalha deixou a desejar:

Saí de casa muito cedo e fui andando até o ponto de ônibus na Praça Nossa Senhora da Luz. Lá tive a grata surpresa de encontrar a amiga Alzira Mendes, que me convidou para pegar carona com o nosso amigo Ademir Urbano, que já vinha trazendo Alsita da Silva e Joseane Vieira.  Fomos dos primeiros a chegar no Farol da Barra e ainda tivemos o prazer de desfrutar do visual do lugar:

 Os caroneiros de Ademir: Alzira, Alsita e Joseane.
Alsita, Alzira e Ademir.

Encontrei alguns amigos.
 José Barros Amorim - categoria 75 anos acima!
 José Barros Amorim e seu filho
 Antônio Rocha e Edvaldo Elísio

 Maratonista João Paulo
 Maratonista José Carlos (Prof. Carlinhos)
 Antônio Fraga e Patrícia
 Casal muito amigo Patrícia e Antônio Fraga
 Cesar Fontanelli, Cesar Dantas e a pernambucana Nadja. D. Genilde e sua filha Rebeca Peleteira (abaixo)

 Cesar Augusto Fontanelli, Cesar Dantas e Jaime Ribeiro Oliveira
José Ricardo
O tempo estava bom e não indicava que choveria. Ocorre que, chuver na Corrida Riachuelo é tradição e não demorou para o céu escurecer e de repente caiu uma chuva muito intensa. Mesmo assim a largada foi dada no horário previsto.
Após visualizar por alto os "adversários" na minha faixa etária, concluí que tinha chance de pódio até o 3º lugar, de modo que resolvi fazer uma corrida visando essa possibilidade. De outro lado, já se passaram dois anos que fiz meu primeiro sub-60 nos 10 km, por sinal nessa mesma prova, de modo que concluí que seria uma boa oportunidade para tentar repetir o feito, que seria a  primeira vez após ingressar na Categoria 70/74 anos.

Correr na chuva tem vantagens e desvantagens. A maior vantagem é a redução do calor, mas em compensação, quando chuva é muito forte, como foi o caso, tem a desvantagem da pista ficar muito perigosa, seja por "esconder" um buraco ou por dificultar a passagem pelas grandes poças que se formam.


Não obstante, logo na saída imprimi um ritmo abaixo de 6m o km, que mantive até na subida da Ladeira do Cristo e continuei na Av. Centenário. Ali a situação foi muito difícil pois foi o momento que a chuva ficou mais forte e a água escorria formando um  verdadeiro rio. Para complicar, apesar de haver os cones sinalizando a faixa para a corrida, muito motoristas invadiam a mesma,  jogando jatos d'água nos corredores, obrigando-os a subir, perigosamente, nas calçadas, com grande risco de acidente.

Felizmente consegui superar ileso essas dificuldades e a partir da saída da Av.Centenário e depois da subida da pequena rampa de acesso à Praça dos Reis católicos a situação melhorou muito. Primeiro porque a chuva abrandou e segundo porque o trajeto passou a ser no plano. Logo depois veio a descida da Av. Garibaldi, que me permitiu recuperar as forças e fazer algumas ultrapassagens. 

Cheguei à Av. Oceânica muito bem. Tinha feito um sub-30 nos 5 km e como a chuva havia passado, as condições para correr ficaram ótimas. A esta altura, comecei a visualizar a camisa do Bahia, usada pelo meu "concorrente" direto, Jaime Ribeiro, tricolor apaixonado, que só corre com a camisa do "Esquadrão de Aço"!

Mantive o ritmo e me aproximei dele. Podia ultrapassá-lo mas preferi a estratégia de ficar logo atrás para não ser visto. Ocorre que, na leve subida de Ondina ele diminuiu o ritmo e concluí se não o ultrapassasse podia não fazer o sub-60. Assim, aproveitei a passagem de um pelotão de marinheiros e me juntei a eles, mas não tive pique para continuar acompanhando-os e fiquei para trás.

Estava poucos metros na frente de Jaime e quando ele me viu, aconteceu o que eu previa - acelerou e me passou. Já estávamos na descida do Espanhol e em alguns instantes ficamos lado a lado. Passamos pelo último ponto de hidratação que, numa falha lamentável da organização, não havia mais água, justamente no momento em que os atletas mais precisavam. Para nossa alegria, meu amigo Antônio Fraga veio em nosso socorro e gentilmente nos cedeu dois copos,  que, fiquei sabendo depois, ele estava levando para sua esposa Patrícia que vinha logo atrás. Muito obrigado companheiro!

Chegamos à descida da Ladeira do Cristo e ele colocou alguns metros na minha frente. Estava bem, mas decidi só tentar passá-lo faltando no mínimo uns 500 metros. Foi o que fiz e me mantive na dianteira até menos de 30 metros, quando ele, de forma brilhante, reuniu forças e me ultrapassou. Venceu por 03 segundos, considerando o tempo bruto, mas pelo tempo líquido, cheguei 04 segundos na frente! Pouco importa - foi uma bela disputa!

Eu e Jaime, logo após a chegada, com a amiga Darlene, aniversariante do dia!

Depois de receber a medalha e o kit lanche, era hora de confraternizar com os amigos:






Chegada triunfal de Sandrinha Grisi











Com Darlene, Vera e Deisilu

Com Darlene e um grupo de amigos.

Amigo Cleber de Jesus Figueiredo

Ficamos aguardando o resultado e finalmente quando o mesmo saiu, por razões inexplicáveis, na relação que colocaram no mural, só constava o nome do vencedor da nossa categoria, no caso GILNADEJE REIS DO NASCIMENTO, com o excelente  tempo de 00:46:03 (bruto e líquido).

Assim, tanto eu como Jaime achamos que o chip havia falhado e que não haveria pódio para nós. No meu caso, resolvi então pegar carona com meu amigo Antônio Fraga e fui para casa. Só depois fiquei sabendo através da amiga Rebeca Peleteiro, que fui chamado ao pódio para receber a medalha diferenciada destinada ao 3º lugar da categoria 70/74 anos. Foi uma pena não ter esperado! 

Até breve......


2 comentários:

  1. Parabéns pela prova e pelo novo sub-60. Gostei da ultrapassagem se escondendo em meio ao grupo de marinheiros.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro amigo Roberto! Muito obrigado pelo incentivo. Foi uma bela prova e vai ficar na categoria das inesquecíveis! Um abraço.

      Excluir