sexta-feira, 19 de junho de 2015

5ª MEIA MARATONA INTERNACIONAL CAIXA DA BAHIA







64ª Corrida oficial, 6ª Meia Maratona e 67ª medalha conquistada. 


A 5ª edição da Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia contou com a presença de mais de 2.500 participantes, entre profissionais e amadores, e movimentou a orla de Salvador, da Pituba à Piatã na manhã do domingo (14/06/2015). Foi na 2ª edição que estreei no mundo das Meias Maratonas em 2012, então com 68 anos de idade.

Treinei com afinco para esta prova e, pela primeira vez, cumpri fielmente o planejamento e cruzei a linha de chegada sem nenhum problema físico. Assim, fiz o tempo líquido de 2h30min, correspondente a 50 min para cada trecho de 7 km, exatamente como desejei fazer. 

JOSÉ AMANCIO NETO 

Tempo oficial, confirmado pelo Garmin
M21KM707443500:07:0502:31:1902:30:076744932


Observando o tempo dos dois primeiros colocados em minha categoria (M70/74 anos), naturalmente estou muito longe de concorrer com os mesmos, mas que de forma nenhuma deixo de me sentir vitorioso, haja vista meu pouco tempo de prática desse esporte. 

WALDOMIRO ALVES SANTIAGOM21KM707455200:05:2401:56:0801:54:231369398
AGNALDO PERCILIANO DE ALMEIDA PERCILIANOM21KM707426000:05:3101:57:0801:56:552405445

Resultados de todas as categorias no link abaixo

http://www.sportpass.com.br/resultados_eventos.asp?pagina=10&id=559&nome=&modalidade=21K&sexo=0&busca=1&categoria=Todas

Destaque para os 5 primeiros, masculino e feminino

PREMIAÇÃO 21 KM
Masculino
Giomar Pereira da Silva
Edson Amaro Arruda
Enio Kleiton de Lima
Marcos Antonio Pereira
Antonio Carlos de Jesus Borges

Feminino
Marily dos Santos
Graciete Moreira Carneiro Santana
Mirella Saturnino Andrade
Mary Emannuella da Costa Oliveira
Giovana Santos Pereira

"A 5ª Meia Maratona Internacional Caixa da Bahia teve uma dobradinha quase baiana e uma reedição da prova de 2013.
Pela categoria masculina dos 21km, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Giomar Pereira da Silva. Aos 44 anos, o baiano, que é tricampeão da prova (2012, 2013 e 2015), concluiu o percurso em 1h05m41s. “A idade pesa, não é fácil correr contra os meninos. Cada ano é mais gratificante, mostra que estou bem . É uma emoção ser o melhor em uma prova”, admite.

Edson  Arruda ( 1h05m54s), Enio Lima (1h6m18s) Marcos Pereira (1h06m49s) e Antônio Carlos Borges (1h07m33s),  completaram o pódio.

Já entre as mulheres, a estrela da prova foi uma quase baiana. Alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos que, assim como Giomar também foi campeã da prova em 2013,  voltou a conquistar o título ao cruzar a linha de chegada em 1h17m07s.

Classificada para os Jogos Pan-Americanos do Canadá, em Toronto, que acontece de 10 e 26 de julho, ela admite que a prova não foi fácil.

“Foi na garra. Como estava chovendo, a meia escorregou e ficou embolada no meio do pé. Eu cruzei a linha com os pé pegando fogo. Mas eu sou muito focada. Depois dos 3km de prova, eu estava soltinha, sabia que a prova era minha”, brinca.

Além de disputar o Pan, Marily, de 47 anos,  também já tem índice para disputar os 42km da Maratona Olímpica, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Com o segundo melhor tempo do país, a atleta alcançou a marca de  2h37min28, em  fevereiro deste ano, na Maratona de Sevilla, na Espanha.

As atletas Graciete Santana (1h18m54s), Mirella Andrade (1h19m18s), Mary Oliveira (1h20m34s) e Giovana Pereira (1h21m05s)   também subiram ao pódio.

5km e 10km
Na prova dos 5km, os vencedores foram Reginaldo Mota (17m23s) e Rebeca Costa (20m46s). Já na prova dos 10km, os atletas que subiram no topo do pódio foram Luciano Carvalho (34m03s) e Reneida Santos (42m11).
Quem também participou da prova dos 10km foi o prefeito ACM Neto, que cansou, mas conseguiu cruzar a linha de chegada em pouco mais de 58 minutos. “Estava parado há um tempo, mas retomei a corrida e completei em menos de uma hora. Isso aqui é fundamental para todo mundo, ainda mais quem leva uma vida estressante como a minha. Não abro mão dessa corrida”, disse".

Texto extraído do Jornal Correio da Bahia, edição de 15-06-2015!

Cheguei ao local da prova com bastante antecedência. No primeiro instante, antes de adentrar ao local do evento, ouvi alguém chamar meu nome e para minha grande satisfação se tratava da jovem Dorianne Santos Marcolin, filha do grande amigo de Alagoinhas, Dr. Reinaldo Santos e irmã do querido amigo Reinaldinho e também grande amiga de meu filho Frank Sérgio. Foi muito Bom!


Além de Dorianne, encontrei também os velhos amigos, Sargento Linaldo ( O "Grilo Corredor", orgulho da cidade de Barreiras) e Valdir (também de Alagoinhas, corredor veterano, categoria 70/74). Foi um bom começo.

Segui então para a tenda da Assessoria TRIPLAFORMA, que foi a primeira que procurei, há seis anos, quando ingressei no mundo das corridas. Naquela época não deu certo minha permanência, mas agora, que saí do meu antigo Clube, o Sport Run, resolvi ingressar na mesma, onde fui maravilhosamente bem recebido pelos seus dirigentes Cláudio e Fabiano e seus participantes. 
 Treinador Cláudio.
Doravante, provavelmente em minha próxima corrida, terei o prazer de vestir esse "belo manto", com certeza um dos bonitos de Salvador, quiçá do Brasil e do mundo!

Participar de provas oficiais, é um dos maiores prazeres que a corrida de rua proporciona. Só quem já participou pode avaliar. Antes, tem o reencontro com os amigos e é justamente do que mais gosto. Desta vez, não foi diferente, mas ainda tive um gostinho especial, que foi reencontrar a grande maratonista Graciete Moreira, que me deu o prazer de fazer esta foto comigo. Muito obrigado campeã! Valeu!

Segui então cumprimentando os amigos e tirando fotos. Uma maravilha:

 Nelson Trindade
 Antônio Menezes
 Henrique da Hora
 Henrique da Hora e Valson
 Cassia Santana
 Cassia Santana
Fabiano Valente
 Hilda e Germana

 Mãe de Hilda.

 Galera da Triplaforma! 
 Alzenir, Maria Cunha, Carol Gonzaga e Edna Pio, antes da largada
 Concentração para a largada

Antes da largada:
Grande David, que "tira onda" de Enfermeiro, mas é mecânico de automóveis! Figuraça, que já participou de centenas de corridas!

A imagem abaixo não deixa dúvidas sobre a beleza da prova.


No início tomei a frente do "pelotão" formado por Alzenir, Carol, Elisa, Maria Cunha, Viviane e outras amigas. Brinquei com elas dizendo que iria cadenciar o passo, o que de fato fiz nos primeiros kms. Todavia, por volta do 4º km todas elas me passaram, permanecendo comigo apenas a amiga Carol.

 

Para essa prova fiz um treinamento específico de 12 semanas e cheguei no dia me sentindo bem preparado e decidido a colocar em prática o que planejei. 

Não tinha nenhuma pretensão de superar meu RP, que é de 2h25min, obtido na 3ª edição, de modo que optei por dividir o percurso em trechos de 7 km cada, reservando para cada um algo em torno de 50 min.

A chuvinha que começou a cair poucos instantes antes da largada foi providencial, o que me permitiu fazer os 7 primeiros kms em aproximadamente 48 min. No segundo trecho a chuva aumentou um pouco, o que me obrigou a tirar até o óculos, deixando-me um pouco desconfortável. De outro lado, surgiram algumas poças na pista, o que me levou a reduzir um pouco o ritmo e completei o trecho com exatos 50 min.

Há de se registrar também o fato de que entre o 7º e 14º km, tem um "vai e vem" no percurso, que é muito desagradável e que quebra um pouco o ritmo. Imagino que o mesmo faz parte do trajeto por uma questão de logística do trânsito, mas que não resta dúvida de que compromete a beleza da prova.

No trecho final de 7 km já me sentia um pouco cansado e procurei estabelecer contato com outros corredores para diminuir a ansiedade. Foi aí que conheci um casal que havia chegado há poucos dias de Manaus para residir nesta cidade. Entabulamos conversa e fomos "remando" devagarinho.

Na altura do 18º km Carol acusou um desconforto no joelho e, sabendo de meu objetivo, que era completar a prova com um tempo em torno de 2h30 min, me liberou para seguir em frente. A mulher do casal acima referido, estava inscrita na prova de 10 km, mas na hora resolveu fazer os 21 km acompanhando o marido, sem nunca ter treinado com tal objetivo. Mesmo assim, ela estava indo bem, alternando corrida com caminhada.

Como já havia nos tornado "amigos", resolvemos deixar as mulheres seguirem juntas e seguimos em frente, eu e o Sargento Erick do Exército brasileiro, abaixo na foto comigo, logo após a chegada
Apesar de ter treinado praticamente sozinho, cumprindo uma planilha que encontrei no site "Eu Atleta", considero que fiz uma boa prova e atingi plenamente meu objetivo.

Abaixo algumas fotos feitas durante a prova:


Com Alzenir e Carol
Elisa esbanjando alegria!

Amiga Cláudia Paim, voando baixo!
Amigo Albert Lopes com todo seu entusiasmo, juntamente com a amiga Bel Andrade! 
Amigo Ney Guedes, dando força a sua esposa Regina nos metros finais

Metros finais - fotos do amigo Bruno Fraga.

FOTOS APÓS A CHEGADA: 


 Meu amigo Antônio Fraga
Casais Ney Guedes/Regina e Paulo Teixeira/Elze.
 A alegria da chegada, estampada no rosto de Rose Delgado!

Delio Pinho

 Chegada da amiga Carol. Feliz!

Cruzando a linha de chegada
 Carol Gonzaga, minha parceira em quase toda a prova
 Amigos Fraga, Fabiano e Carol, desde os tempos do Sport Run
 Fabiano com sua esposa Daniela e os amigos do grupo Breakit
 Amigo César Dantas
 Amigo Antônio Alves.
 Alberto Rezak, Antônio Alves e outros
 Albert Lopes, Terezinha Amorim e Januário Megale
 Sergio Reis
 Adriano 
 Ronaldo e Bel Andrade
 Ronaldo e esposa
 Viviane e Maria Cunha
PREMIAÇÃO, conduzida pela simpática apresentadora do Globo Esporte/Bahia, Patrícia abreu:





Amigas Alzenir e Maria
Amigos de Alagoinhas: José Antônio, Waldir e 

Albert Lopes, Januário Magale, Darlene e Terezinha

Elisa


Já indo embora, encontrei com a amiga Dart Andrade
Fabiano, sua esposa Daniela e amigos, a caminho de casa. 

A última foto do dia!

Até breve....















4 comentários:

  1. Amâncio,
    Belo post, belas fotos, bela prova.
    Desejo-lhe ainda mais felicidade em sua nova "casa". A TRIPLAFORMA já anda mais alegre, é impossível não se contagiar com a sua presença.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras carinhosas e de incentivo meu caro amigo! Valeu! Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom o relato. Parabéns Amâncio!

    ResponderExcluir